Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim | Cachoeirinha
As seis patas espinhentas e ágeis da barata são capazes de transportar algo muito mais detestável do que o próprio inseto. Em algum ponto daquele corpo pode estar alojada a microscópica bactéria da peste, ou a da febre tifóide ou, pior ainda, o vírus da poliomielite. Uma espécie particular de virose – Herpes blattae – é facilmente disseminada devido ao abominável hábito que as baratas têm de roer os lábios das pessoas durante o sono. Além de recolherem partículas de alimentos que permaneceram aderidas aos cantos da boca, as baratas costumam introduzir a cabeça nas narinas dos adormecidos para saborear demoradamente as secreções nasais. É claro que este comportamento qualifica a barata, pelo menos em potencial, como uma perigosa vetora de doenças. Ela contribui também para a transmissão da cólera, da bouba, do carbúnculo e de vários tipos de conjuntivite.

O conceito de visão, por várias vezes, é confundido com o conceito de missão. Vale ressaltar que a priori a visão da empresa não é um sonho ou utopia. Segundo Chiavenato (2005), a estratégia organizacional deve estar alinhada com a visão e objetivos principais da empresa. Desta forma torna-se indispensável o conhecimento da visão para a elaboração das estratégias.

Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim | Cachoeirinha

Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim  | Cachoeirinha

Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim | Cachoeirinha

Para Rodrigues et al (2009), a visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual ela deseja ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado.

Vale ressaltar que, no decorrer da coleta de dados para o planejamento e em seu desenvolvimento, as informações geradas podem nortear a empresa a manifestar interesse em alterar sua visão. Isso demonstra que empresa não soube realizar o planejamento, uma vez que a visão baliza o planejamento, ou a visão construída está fora de um cenário possível.

Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação. Já para Hart (1994, apud ALBUQUERQUE, 2004) ela é a compilação de desejos de uma empresa a respeito do seu futuro.
Para Costa (2007, p.35) o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista.
Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim | Cachoeirinha
Rodrigues et al (2009) defendem que, após definir a visão, a empresa deve fazer as seguintes reflexões: Como queremos ser reconhecidos no futuro? Quais desafios se apresentam a nossos colaboradores? O que queremos ouvir de nossos stakeholders? Onde estaremos atuando com nossos clientes? Quais as principais oportunidades que podem aparecer? Contemplando esta listagem de checagem, a missão pode ser definida e declarada. Neste sentido, Costa (2007) ainda afirma que uma visão deve ser compartilhada por toda empresa e tem um valor precioso, além de:
Dedetizadora | Dedetização | Casa Verde | Imirim | Cachoeirinha
Explicitar o que a empresa quer ser, unificar as expectativas, dar um sentido de direção, facilitar a comunicação, ajudar no envolvimento e comprometimento das pessoas, dar energia às equipes de trabalho, inspirar as grandes diretrizes e balizar as estratégias e demais ações da empresa.

Rate this post